16:13:37

 

Seja sempre bem-vindo (a) e aproveite para visitar nossas outras páginas


Transportes

Meios de Transporte
 
Os meios de transporte são o reflexo da sociedade. Conforme o homem evoluía, a maneira de se transportar se transformava. Primeiro, a necessidade o fez pensar em meios básicos para ajudá-lo a construir botes para atravessar rios e usar animais como força de tração. Depois, a ciência o auxiliou: foram construídos meios de transportes mais rápidos, mais seguros e que chegavam cada vez mais longe, a ponto do homem conseguir chegar ao espaço.
 
Quando se trata de transportar pessoas, o automóvel é o principal meio de transporte do Brasil. Ele se tornou mais popular quando a indústria automobilística se instalou no país na década de 50. Desde então, o acesso se tornou maior, assim como o número de carros nas avenidas. A consequência de tantos carros nas ruas gerou os congestionamentos e também altos índices de acidentes nas estradas.
 
Apesar da evolução dos meios de transporte, o excesso de carros, ônibus e caminhões se transformou em um problema nos últimos anos. As grandes cidades possuem grande fluxo de pessoas circulando todos os dias. O tráfego por terra tem ficado mais lento, conforme o número de carros aumenta e o transporte coletivo não consegue suprir às necessidades da população: são lotados, circulam em quantidade insuficiente, não cumprem os intinerários e são muito mais lentos. Além disso, cresceram as emissões de gases que contribuem para o efeito estufa, ocasionado pela queima de combustíveis fósseis e responsáveis por grande parte da poluição do ar nas cidades.
 
Principais Tipos de Transporte
 
Os meios de transporte podem ser divididos basicamente em três vertentes: terrestres, aquáticos e aéreos. Os terrestres são classificados em rodoviário, ferroviário e tubular. Os aquáticos podem servir para fins comerciais e para as necessidades básicas de algumas comunidades ribeirinhas, onde é o único meio. Já o aéreo, o mais recente, têm como vantagem a rapidez, a eficiência comercial e atualmente é o mais requisitado em viagens internacionais e nacionais. Além desses tipos populares, existem o transporte de cargas, o transporte tubular/dutoviário, transporte espacial, dentre outros.
 
Dicas de Segurança no Trânsito
 
A segurança no trânsito é muito importante: motoristas e passageiros devem ter noções básicas de como podem prevenir acidentes. O uso do cinto de segurança é a mais básica de todas as recomendações, assim como manter as crianças em uma cadeirinha ideal para sua idade, manter a atenção na via e respeitar as regras de trânsito.
 
Além de manter a segurança, é importante que o condutor ande sempre com sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo. Confira uma série de dicas de trânsito para utilizar no seu dia a dia:
  1. Mantenha uma distância segura dos carros à frente;
  2. Não transite pelo acostamento;
  3. Somente use o acostamento de vias públicas e rodoviárias em casos emergenciais;
  4. Não consuma bebida alcoólica antes de dirigir;
  5. Não estacione em via dupla;
  6. Respeite os pedestres e ciclistas;
  7. Faça a manutenção periódica do seu veículo;
  8. Reduza a velocidade nos dias de chuva e neblina;
  9. Use cinto de segurança sempre;
  10. Crianças menores de 12 anos devem ficar no banco de trás, acomodadas em cadeirinhas apropriadas para cada faixa etária, de acordo com a resolução nº 277 do Contran;
  11. Não fale ao celular enquanto dirige, pois além de ser passível de multa, essa atitude reduz a concentração e diminui a velocidade, o que pode causar acidente;
  12. Pratique a direção defensiva, respeite sempre os sinais e placas de trânsito;
  13. Ande sempre na velocidade via, o excesso de velocidade é um dos maiores causadores de acidentes de trânsito.
Meios de Transporte 

 Vídeos na versão Mobile 

Clique em ☰ (playlist) lado superior esquerdo para selecionar os vídeos

Meios de Transporte