Cães e Gatos não vão mais sofrer com barulhos de fogos

30/12/2016 08:33
 
Nas épocas de festas, como na passagem de ano, nosso cãozinho amado sofre muito com o barulho dos fogos.
Conscientizar as pessoas para que não soltem fogos explosivos é muito difícil. Então, fomos em busca de algo que protegesse nosso amigo. Quem tem animal de estimação sabe como é difícil para ele o momento em que os explosivos explodem no ar anunciando a chegada do novo ano.
 
Eles entram em pânico literalmente. A técnica que vamos ensinar hoje é usada em todo o mundo. Conhecida como "tellington touch", foi desenvolvida por Linda Tellington-Jones, que inicialmente a aplicava em cavalos. No entanto, hoje o procedimento também é utilizado em outros animais, como os cães.
 
A técnica funciona, mas existem as exceções. Isso porque varia do grau de fobia de cada animal. Na grande maioria dos casos, porém, o "tellington touch" obtém grande êxito. O método levou em conta o fato de que cães e animais que possuem esse tipo de medo têm grande sensibilidade nas regiões traseiras, patas e orelhas.
 
Por isso, a técnica consiste em atar seu cão com um pano para que a circulação sanguínea das regiões extremas do corpo seja estimulada, amenizando as tensões localizadas no dorso do animal e diminuindo sua irritabilidade.
 
 
Finalizando: amarre seu pet de forma que a faixa englobe peito e dorso, formando um "X". Finalize com um nó na região traseira.
Mas não pode ficar exatamente sobre a coluna. Tem que ficar próximo como explicado no vídeo.
 
Como dissemos, o método funciona na maioria das vezes (por isso é aplicado em todo o mundo). Porque a pressão provocada pelo ato de “amarrar” repercute no sistema nervoso de seu cachorro. O cérebro dele recebe a informação sensitiva e ativa o sistema nervoso autônomo, acalmando o animal. É como se fosse a sensação de proteção e segurança provocada por um abraço bem apertado e constante. 
 

 

+ 6 dicas pra seu animal não sofrer com fogos de artifício no réveillon

Quem tem um pet sabe como é terrível essa época do ano! O Réveillon é um evento do ano que permite a liberação dos escandalosos fogos de artifício. Sim, eles são lindos e encantadores, mas perigosos! Não somente para a população geral, mas também para os animais.
Cães e gatos têm uma audição muito aguçada. Quando os fogos de artifício são lançados, o barulho que eles escutam é insurdecedor. Em decorrência deste fato, podem ocorrer inúmeros problemas gravíssimos com os nossos amiguinhos como:
 
Fugas: ao ficarem desnorteados, podem correr para qualquer lugar. Quando não estão fechados em um quarto ou compartimento seguro da casa, podem escapar para rua e se perderem. Seu animalzinho pode nunca mais voltar e permanecer nas calçadas com frio, fome e sede, sujeito a doenças e maus tratos.
Acidentes: ao escapar para rua, pode ser facilmente atropelado e morto. Lembrando que, como o Réveillon é um feriado nacional, clínicas veterinárias e postos de emergência estarão inacessíveis.
 
Traumas: ocorre alteração no humor e no comportamento do seu bichinho, que pode tornar-se agressivo ou constantemente amedrontado. Para animais silvestres, o Réveillon pode ser fatal, pois altera o ciclo reprodutor dos animais e leva-os a morte.
Convulsões: alguns cães podem sofrer ataques de epilepsia.
Ferimentos: quando estão presos por coleiras, eles ficam muito agitados e podem até se enforcar e morrer. Além disso, ao fugir da casa, podem se machucar com portões, janelas e grades. Se você mora em apartamento, o bichinho pode até mesmo pular do seu andar e suicidar-se.
 
Cães e gatos têm uma audição muito aguçada. Quando os fogos de artifício são lançados, o barulho que eles escutam é ensurdecedor.
Siga as dicas abaixo para manter seu amiguinho são e salvo:
 
- Guarde seus animais em lugares seguros da casa, ou então, fique ao lado do seu bichinho durante o Ano-Novo e mantenha-o calmo.
- Aumente o volume do som ou da televisão aos poucos, à medida que se aproxima da virada do ano. Assim seu pet se acostuma aos barulhos altos.
- Feche todas as portas e janelas da casa. Não deixe seu animal de estimação sair. Nem pense em passear com ele durante este horário.
- Ofereça apenas alimentos leves antes da virada do ano, para que não sofram distúrbios alimentares ou torções no estômago, em casos extremos. 
- Não acorrente seu animal. Previna! Mesmo com todos os cuidados, coloque uma plaquinha de identificação na coleirinha do seu animal. Se acontecer o pior, ele poderá retornar para você.
- É essencial que você cuide do seu amiguinho! O que é emocionante para nós é assustador para eles. Uma excelente virada de ano é aquela que é boa para você e para seu companheiro.
 
About Lorena Bastos do site Infosol
Lorena Bastos é uma escritora profissional nascida em uma pequena cidade do interior de Minas Gerais, chamada Araxá. Com 20 anos, dedica-se totalmente a carreira, sempre em busca do aperfeiçoamento e crescimento. Escreve textos de vários estilos, como artigos de opinião, crônicas e editoriais. Esforçada e motivada, segue em frente, com fé em Deus. Acredita que a caminhada da vida será cada vez mais produtiva, e portanto, é feliz. 
Email para contato: lorenaax.bastos@hotmail.com
 

 
Assista aqui > Canal AUnimal




Seja sempre bem-vindo e aproveite para visitar nossas outras páginas